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Flávio Bauer Curiosidades 866 views 10 min. de leitura
O BelAz 75710 é o maior caminhão de mineração do mundo, lançado em 2013. A marca, Belaruski Autamabilny Zavod, fábrica de automóveis bielorrussa, foi fundada em 1948 e hoje é um dos maiores fabricantes do mundo grandes caminhões basculantes especiais, bem como outros equipamentos de transporte pesado para as indústrias de mineração e construção, suas especificações são todas impressionantes, começando pelo peso vazio, de 360 toneladas.
Ele possui uma altura total de 8.165 metros, um comprimento de 20.600 metros, largura de 9.870 metros e uma distância entre eixos de 8.000 metros, para comparação, o comprimento de 20,6 metros é próximo do comprimento de um conjunto cegonha, sendo quase 4 vezes mais largo.
Toda essa estrutura possui um peso vazio de 360 toneladas, a capacidade de carga em sua gigantesca caçamba é de 450 toneladas, sendo o volume de carga 645,4 metros cúbicos, portanto, o peso bruto é de 810 toneladas, para fins de comparação o PBT máximo permitido em rodo trens convencionais de 9 eixos é de 74 toneladas, logo, é um PBT de 11 rodotrens.
Para transferir para o solo todo esse peso, o veículo tem apenas dois eixos, ambos são direcionais, cada um com quadro pneus, que são um record a parte, os 8 pneus gigantescos são do tipo radial, para rodas de 63 polegadas, têm diâmetro total 4,03 metros, e largura de 1,5 metro, e pesam mais de 5 toneladas cada.
A suspensão é independente para as rodas dianteiras e traseiras, com cilindros hidropneumáticos de óleo e nitrogênio com volume de 125,8 litros cada.
Para mover esse prédio sobre rodas, o trem de força une 2 grandes motores à diesel e 4 motores elétricos.
Os 2 motores a Diesel são modelo MTU Detroit Diesel 16V4000, com 16 cilindros em V, com turbo e intercooler, e volume de 65 litros, são motores que também são utilizados em alguns navios.
Cada um, gera uma potência máxima de 2.300 cv a 1.900 rpm, e 950 Kgf.m de torque, esses motores porém, assim como nos demais caminhões um pouco menores, não transmite a energia mecânica para a tração do veículos, eles servem para gerar energia elétrica, pois a transmissão é eletromecânica, com dois motores elétricos de tração em cada eixo, cada um desses motores elétricos tem uma potência aproximada de 1.631 cavalos, e são responsáveis por girar as rodas, portanto, não é necessária a troca de marchas, a corrente e a tensão fornecidas aos motores determinam o torque e a velocidade do caminhão, proporcionando uma troca de potência suave durante o movimento.
O consumo de cada motor diesel também é enorme, com um gasto aproximado de 425 litros por hora de operação, por isso o caminhão conta com 2 tanques com capacidade unitária de 2.800 litros de combustível, com todo o peso, o veículo tem velocidade máxima de 64km/h, más normalmente trabalha na faixa do 40, más tem capacidade para vencer aclives bem íngremes nas áreas de mineração, o consumo do Belaz é cerca de 13 litros por km.
Para resfriar os grandes motores, o sistema de refrigeração tem capacidade de 890 litros, com sistema de pré aquecimento para facilitar partidas no Frio, e também possui sistema de lubrificação independente para cada motor, com 269 litros de óleo cada.
Sua capacidade de frenagem também é impressionante, cada roda dupla possui discos duplos refrigerados a óleo, com pinças triplas em cada, instalados nos eixos dos motores elétricos.
O freio eletrodinâmico executa funções de frenagem e retardador ao mesmo tempo, e pode ser acionado manual ou automaticamente quando a rotação do motor excede os parâmetros previamente estabelecidos, reduz significativamente o desgaste mecânico dos materiais de fricção das pastilhas de freio, permite mudar de tração com torque total para desaceleração com torque de frenagem total em menos de um segundo, e fornece desaceleração efetiva em toda a faixa de velocidade até a velocidade zero.
Por fim, a cabine, que fica do lado esquerdo do veículo, é acessada por longas escadas, é especialmente adaptada para condições severas de serviço, com isolamento para o alto nível de ruído externo, temperaturas extremas e vibrações, possuindo também sistemas de filtragem de ar, aquecimento e ar condicionado, dentre os sistemas de segurança, o caminhão possui também controle de inflação de pneus por telemetria, alarme de proximidade de linha de alta tensão, e todo o conjunto pode ser controlado por meio de câmeras , que fornecem informações sobre o que está acontecendo nas diversas seções de um veículo tão grande.
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